ETIQUETA NO TRABALHO
Existem algumas regrinhas que na verdade fazem parte da boa educação, mas não custa nada lembrar:
- Seja discreto, tanto na roupa como na maquiagem. E não esqueça: menos é mais.
- O mesmo vale para os perfumes.
- Jamais deixe alguém esperando na linha do telefone.
- Responda a todos e-mails. Os importantes!!! Correntes e piadas ficam para ler em casa.
- Nunca atrase para uma reunião.
- Fale baixo ao telefone.
- Cumprimente sempre seus colegas de trabalho, e não fique puxando saco do seu chefe. Ele vai perceber!
Estas são dicas simples, mas essenciais.
ETIQUETA - SABER OUVIR
Tem coisa mais chata do que estar conversando e seu interlocutor não deixar você terminar uma simples frase?
Então..... saber ouvir é tão importante quanto saber conversar. Aliás faz parte da conversa. Se não, vira monólogo. Seja educado e ouça! Mas com atenção. Isso demonstra gentileza e boa educação.ETIQUETA - COMO SE PORTAR A MESA
Bom, existem regrinhas que todo mundo ou quase todo mundo sabe, mas nunca é demais lembrar, não é mesmo?
Para não fazer feio em um encontro ou jantar romântico fique ligado!
- Fale baixo. Não precisa gritar no ouvido de quem está com você.
- Não exagere na dose! Nada mais feio do que ficar embriagado em um encontro romântico.
- Coma moderadamente. Não precisa tirar a barriga da miséria justo neste dia.
- Não coma com a boca aberta.
- Não beba com a boca cheia.
- Não fume a mesa.
- Azeitonas? Retire o caroço com o dedo e coloque discretamente de volta no prato.
- Jamais, mas jamais mesmo, palite os dentes na mesa. Se estiver incomodado, vá ao banheiro.
- A regra anterior vale para retocar a maquiagem também.
Seguindo estas regrinhas, você não vai fazer feio!
Seguindo estas regrinhas, você não vai fazer feio!
Comunicação Eletrônica
A vida moderna!!!
Quem imaginaria tanta tecnologia ao nosso alcance a 20 anos atrás? Você pode ser achado (se quiser) em qualquer lugar do planeta!
Mas como tudo na vida, para se comunicar, também existem regrinhas a serem cumpridas em telefonemas, e-mails e secretárias eletrônicas. Vamos lá!
- Se receber uma ligação para alguém que não está, ou que pediu para não ser incomodada, diga simplesmente que ela não está e anote o recado. Não precisa descrever a agenda completa da pessoa.
- Quando for deixar um recado na secretária eletrônica, diga seu nome e sobrenome. Você pode ter mil conhecidos com o mesmo nome. Assim a pessoa para quem você ligou vai ter certeza de para quem ela deve retornar a ligação.
- Responda aos e-mails! A não ser que sejam aquelas correntes chatíssimas que todo mundo recebe!Se o assunto for pessoal, responda!!!
- Não ligue para ninguém antes das 9 ou após as 22 horas. A não ser que seja íntimo, mas muito íntimo mesmo!
Presente de Casamento
Como o assunto casamento está totalmente na mídia, resolvi escrever sobre algumas regrinhas de como não errar no presente de casamento:
- Veja se os noivos disponibilizaram em alguma loja uma lista de presentes. Isso ajuda bastante, pois lá você poderá encontrar o presente que cabe no seu bolso. Afinal todo mundo precisa de bacias e abridores, não é? E não pense que é vergonha dar um presente barato, pois tudo o que está na lista sempre é bem vindo! Terrível é dar aquele bibelô que a sua avó adorou no último Natal, para um casal modernoso. Não esqueça do cartão de felicitação!
- Entregue o presente na casa da noiva. Evite levar o presente para a cerimônia. Caso não seja possível, entregue o presente para o responsável pelo cerimonial.
- Não existe nada mais constrangedor e deselegante do que cortar gravata na cerimônia para arrecadar dinheiro para os noivos. Geralmente quem está na cerimônia, já deu seu presente! Please, não façam isso!!!
- E por último, não peça dinheiro aos convidados. Se quiser viajar, você até pode escolher uma agência e pedir que cada um colabore com uma quota, mais nada além disso!
Fonte: adaptação gnt.globo
adaptação noivasonline
Imagens: Google imagens
BOAS MANEIRAS - JANTAR AMERICANO OU FINGER FOOD
O jantar americano é aquele em que cada um se serve , o que proporciona liberdade aos convidados. Ideal para quando vamos receber muitas pessoas, podendo também ser usado para um pequeno grupo. É aconselhável ter um garçom quando se tem muitos convidados, pois ele se encarregará de repor os comes e bebes e também recolher o que já foi usado.
- Organize uma mesa como o indicado abaixo. Esta é a forma correta de dispor a mesa em um jantar americano.
- Bebidas e copos devem ficar em uma mesa a parte!
- Não deixe faltar gelo. Nunca!
- Escolha para o cardápio, alimentos que não precisam ser cortados.
- Faça com que tudo seja colocado simetricamente, fica mais bonito.
- Dependendo da formalidade pode usar guardanapos de papel decorados ou lisos coloridos.
- Não é uma regra imutável, a forma que se dispõe a mesa. Ela pode sofrer variações dependendo do número de convidados.
Uma alternativa moderna para recepções menos formais é a Finger Food, comida para comer com as mãos. Uma maior variedade em pequenas porções como ilustração abaixo:
Dicas de cardápio Jantar Americano:
Dicas de cardápio para Finger Food:
Ilustração: retirada do Google
BOAS MANEIRAS - JANTAR FORMAL
O jantar formal é geralmente feito quando queremos homenagear alguém ou comemorar alguma ocasião especial.
Neste caso, já é recomendado a presença de garçons, para servir as bebidas e os pratos a francesa. Para um jantar inesquecível, faça um bom planejamento com pelo ao menos 15 dias de antecedência. O convite deve ser feito com o mesmo prazo.
- Escolha seus melhores pratos, talheres, taças e copos . Se não tem, alugue.
- Use sempre guardanapos de tecido.
- Coloque na mesa pequenos arranjos de flores ou velas (sem cheiro) com itens mais nobres.
-Os lugares deverão ser anteriormente determinados pelo anfitrião com o uso de cartão indicando o nome da pessoa.
-O jantar deve ser servido nos pratos por empregados treinados, e sempre na ordem de importância dos convidados.
- Se sua mesa é maravilhosa, não precisa de toalha. Pode usar um jogo americano bem bonito. No entanto, se ela não está em perfeita ordem, lance mão de uma toalha bonita.
- Antes de os convidados sentarem-se a mesa, coloque os pãezinhos nos pratos e água nos copos.
- Não use perfumes de ambientes muito fortes. O que deve prevalecer é o aroma dos vinhos e alimentos.
- Sirva a sobremesa em pratinhos individuais, preparados na cozinha.
- Café e licores sempre!
Disponha a mesa conforme indicado abaixo:
Dispondo os convidados a mesa:
Sugestão de cardápio:
Imagens: Germer Porcelanas
Referências: A Boa Mesa
Festas Chiques e Baratas
BOAS MANEIRAS - JANTAR CASUAL
O jantar casual é uma maneira informal de convidar amigos ou família para um bom bate-papo.
No entanto, existem algumas regrinhas (como em tudo na vida), para fazer bonito sem precisar perder muito tempo.
E como já falamos anteriormente, uma forma de mostrar aos seus convidados, o quanto você os estima, é preparar uma mesa bonita. Se não quer ter muito trabalho para servir, você vai precisar de uma copeira para trocar os pratos.
-Se desejar, sirva antes do jantar alguns aperitivos, como castanhas variadas por exemplo.
- Escolha pratos, talheres, taças e copos bem bonitos.
- Use seus guardanapos de tecido, fica mais elegante! Dobre-os de forma retangular, não se usa mais aqueles “origamis” que ninguém sabe fazer.
- Coloque na mesa pequenos arranjos de flores ou velas (sem cheiro).
- Se sua mesa é maravilhosa, não precisa de toalha. Pode usar um jogo americano bem bonito. No entanto, se ela não está em perfeita ordem, lance mão de uma toalha bonita.
- Não use perfumes de ambientes muito fortes. O que deve prevalecer é o aroma dos vinhos e alimentos.
- Se seus convidados não bebem vinho, substitua a taça de vinho por tulipa de cerveja ou copo adequado para o drink que for servir.
- Pode colocar um prato de sobremesa em cima do prato principal para servir uma salada, caso for servi-la.
- Sirva a sobremesa em pratinhos individuais, preparados na cozinha.
- Café e licores são bem vindos após a sobremesa.
Disponha a mesa conforme indicado abaixo:
Sugestão simples de cardápio:
Iustração: lavaisselle.com.br
ETIQUETA - Crianças... um caso a parte!
Quando alguém diz que fulano "tem berço", está dizendo que ele foi bem educado.
É isso mesmo, nossa educação começa quando nascemos!
Segundo Gloria Kalil em seu livro ALÔ, CHICS!, existem algumas regrinhas quando o assunto é etiqueta e seus filhos. Este é um resuminho:
1-Levar em restaurante é educativo, mas comece com os que oferecem espaço kids. Só leve a restaurantes adultos quando aprenderem a se comportar como tal.
2- Não leve crianças para festas de adultos.
3- No cinema ou no avião, não deixe que elas fiquem chutando o banco da frente.
4- Criança dando chilique em lugar público, leve para fora e a repreenda, sem escândalos.
5- Não se deixe tiranizar pelas crianças por medo de elas se tornarem complexadas. Elas aceitam muito bem reprimendas justas.
6- Mantenha suas promessas, sejam recompensas ou punições.
7- Se a criança come com as mãos e dá birra na mesa, não imponha a presença delas a outros.
8- Não pense que as gracinhas dos seus filhos interessam loucamente aos seus amigos.
E finalmente, tenha bom senso!
Foto: reprodução
Texto: partes retiradas do livro ALÔ, CHICS! de Gloria Kalil.
ETIQUETA - Com que roupa eu vou.....
O dress-code, ou a indicação do traje que vem no convite, é uma informação importante sobre como será a festa. Por tanto, nada de ignorá-lo!
Desvendando o dress-code:
- Esporte - roupa descomplicada. Pode calça jeans, mas como o convite é impresso e existe nele a indicação no traje, não vá de qualquer jeito!
- Esporte fino ou Traje Passeio - vale o brim, não vá de jeans. Dependendo do horário pode colocar um blazer sem gravata, e para as damas, vestido bonito e salto alto.
- Social ou Passeio Completo - terno e gravata e vestidos com tecidos mais nobres.
- Black-tie - smoking e vestidos de baile.
Não tem mais erro!
Foto: Reprodução
Texto: inspirado no livro ALÔ, CHICS! de Gloria Kalil
ETIQUETA - Dizendo não a um convite.
Na maioria das vezes o melhor é dizer a verdade! Mande flores com um bilhete de agradecimento, ou se o caso for mais simples, e a pessoa mais íntima, dê um telefonema e informe seus motivos.
Se por acaso você achar que a verdade pode não ser o melhor caminho, uma mentirinha pode ser a solução. Diga que vai estar viajando na data ou que tem um compromisso inadiável naquela dia!
Só não vale aceitar sabendo que não poderá ir e depois não comparecer. É muito feio!
Foto: Reprodução
Texto: inspirado na coluna da semana de Claudia Matarazzo
ETIQUETA - Com quanto tempo de antecedência devemos enviar convites.
É muito importante sabermos algumas regrinhas básicas de etiqueta quando vamos realizar um evento. Vamos então fazer uma série de posts sobre o assunto. E o primeiro é este: quando enviar o convite? Se você seguir estas regrinhas, não cometerá mais gafes!
- Casamentos - deve ser enviado o convite com pelo ao menos um mês de antecedência, para que os convidados possam providenciar a roupa e comprar o presente sem correria. Além do mais, se existem convidados que moram fora da cidade em que será realizada a cerimônia, eles poderão programar a viagem.
- Festas maiores de aniversário ou bodas, por exemplo - quinze dias é o ideal.
- Festas normais como exposição - uma semana.
- Jantares e almoços informais ou reuniões mais íntimas - uma semana ou menos, se os convidados realmente forem muito íntimos.
Seguindo estas dicas, você não será vítima de uma festa sem convidados!!!
Foto: Reprodução
Texto: partes retiradas do livro ALÔ, CHICS! de Gloria Kalil
ETIQUETA
" NINGUÉM É CHIC SE NÃO FOR CIVILIZADO. "
4 comentários:
Adorei todas as matérias! PArabéns!!!
Amei todas as dicas! Parabéns! *-*
Muito legal...adorei!!! Parabéns
eu amei as dicas eu acho muito importante as pessoas saberem ser civilizados.
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